filtro-de-ar-copiloto-seguros

Aprenda como trocar filtro de ar do carro

Como você já deve saber o filtro de ar é um componente muito importante para o bom funcionamento do motor do seu carro? Por ser um elemento crucial do veículo, é necessário saber quando ele está com problemas e se é hora de trocá-lo. Para ajudá-lo quando chegar a hora, mostramos ao longo do texto como substituir essa parte.

 motor-do-carro-copiloto-seguros

Além do filtro de ar do motor, existem outros tipos de filtros no veículo, como: B. o filtro de óleo e o ar condicionado, também chamados de filtro de cabine. Todos eles são importantes para a segurança das pessoas que ocuparão o veículo. Por falar em segurança, outra atitude importante para proteger seu carro é fazer um seguro automóvel. Isso não o deixará perdido se você passar por eventos imprevistos, como roubo, colisões de estradas e outros incidentes.

Filtro de ar
O que é o filtro de ar e para que serve?

filtro-de-ar-copiloto-seguros

O filtro de ar é um componente que faz parte do sistema de admissão de ar do veículo. Composto por uma malha de papel ou aço diferente dependendo do modelo, sua função é evitar que contaminantes sejam sugados para dentro do motor.

É responsável por evitar que partículas que podem afetar o funcionamento do motor entrem na câmara de combustão com pó e insetos. Em boas condições, permite apenas a entrada de ar fresco, garantindo assim que os componentes do sistema não sejam danificados.

A recomendação para revisão do filtro de ar é em média a cada 10 mil quilômetros, podendo variar conforme a necessidade de cada fabricante. O tipo de estrada em que o carro está dirigindo também tem impacto. Em estradas não pavimentadas ou áreas urbanas altamente poluídas, pode ser necessário verificar a condição do componente antes do esperado.

Possíveis problemas com o filtro de ar

filtro-de-ar-copiloto-seguros

 

Um dos problemas que o filtro de ar pode apresentar ao longo do tempo é que ele fica saturado com partículas impuras. Quando a peça estiver nessa condição, ela obstruirá a passagem de oxigênio para o motor. Portanto, o motor precisa queimar mais combustível para obter energia suficiente para fazer o veículo funcionar.

Além do aumento do consumo de combustível, o filtro de ar saturado polui o meio ambiente. Isso ocorre porque a mistura ar-combustível é desproporcional, o que resulta em sua queima inadequada pelo motor. Este problema torna os gases produzidos durante esta combustão tóxicos. Como resultado, eles são emitidos do veículo de forma prejudicial.

Se o filtro de ar não funcionar corretamente, ele ainda pode levar a um problema que pode causar uma grande dor de cabeça: a entrada de contaminantes na câmara de ar. Combustão. Quando essas partículas passam, elas podem danificar os pistões e cilindros, danificando o motor. Dessa forma, você terá que gastar muito dinheiro para reparar os danos.

 

Saiba alguns sinais de que o filtro de ar já não está mais funcionando corretamente

Conforme mencionado anteriormente, é recomendável que o filtro de ar seja reparado a cada 10.000 quilômetros. Mas mesmo que esse número ainda não tenha sido alcançado, você precisa estar ciente dos sinais de que o veículo está avisando que o componente pode não estar funcionando corretamente.

Um dos sinais de que é hora de trocar ou limpar o filtro de ar se for lavável se houver fumaça escura saindo do escapamento. Essa emissão provavelmente fará com que partículas impuras entrem no motor, além de oxigênio.

Você notou que ele não reage mais da mesma forma quando seu carro acelera e parece que perdeu a potência? Isso pode ser outra indicação de que o filtro de ar não está mais funcionando corretamente e precisa de manutenção. Isso se deve à mistura desproporcional de ar e combustível para causar a combustão do motor.

Como trocar o filtro de ar?

filtro-de-ar-copiloto-seguros

 

Se, pela inspeção ou pelos sinais dados pelo veículo, você determinar que é hora de trocar o filtro de ar, é recomendável que o faça o mais rápido possível. A boa notícia é que esse é um processo fácil e você pode fazer isso sozinho. Portanto, estamos listando um guia passo a passo para você substituir esta peça com sucesso.

Consulte o guia passo a passo
1- Antes de fazer a troca, certifique-se de comprar o filtro de ar correto. Deve ser o mesmo modelo que está sendo substituído. De qualquer forma, caso você tenha alguma dúvida, vale a pena conferir o manual ou marcar uma consulta na concessionária.

2- Estacione o carro em uma superfície nivelada com o filtro de ar correto na mão. Puxe o freio de mão e mantenha o carro desligado.

3- Em seguida, abra o capô e procure o filtro de ar do seu carro. Em um carro velho com carburador, a peça deve estar sob uma tampa redonda de plástico ou metal. Se por acaso for um carro novo com injeção de combustível, o componente preferivelmente deve estar em uma caixa quadrada ou retangular entre o motor e a grade dianteira.

4- Depois de localizar o filtro de ar, é hora de remover sua camuflagem. Para fazer isso, afrouxe a braçadeira que veda o fluxo de ar. Em seguida, remova os parafusos que prendem a tampa no lugar. Certos modelos ainda têm porcas, enquanto outros são fixados com um sistema de liberação rápida. Em seguida, retire a tampa do duto de ar e levante-a até que saia.

Importante: Mantenha todas as peças removidas em um local seguro e de fácil acesso.

5- Agora é hora de retirar o filtro de ar simplesmente levantando-o. Em seguida, limpe a caixa onde foi atribuída com uma mangueira de ar comprimido ou mesmo um aspirador. Não se esqueça de selar o duto de ar com fita adesiva antes da limpeza para que o motor não fique contaminado.

6- Após a limpeza, pegue o novo filtro de ar e coloque-o na caixa com o anel de borracha voltado para cima. É importante verificar se todas as bordas estão devidamente vedadas pela borda de borracha.

7- Após inserir o novo filtro de ar, deve-se recolocar a tampa do invólucro. Para fazer isso, coloque-o com cuidado no duto de ar e pressione para baixo. Lembre-se de reapertar os parafusos e certificar-se de que todos os itens foram substituídos. Também vale a pena balançar a caixa suavemente para ver se ela está estável.

Você tem alguma pergunta sobre a troca do filtro de ar? Envie para nós através dos comentários!

Saiba Mais

Gostou este conteúdo compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91