Como se livrar de golpes na internet

0
Share

Organizações legítimas não ligam, enviam e-mails ou mensagens de texto para pedir suas informações pessoais, como número de conta bancária ou número de cartão de crédito.

Tipos de Golpes na Internet

Se houver um e-mail ou rede social prometendo dinheiro ou prêmios grátis, descarte-o como uma farsa. Os fraudadores costumam fingir que entram em contato com você em nome de empresas ou do governo.

Se você for solicitado a fornecer informações ou conduzir uma pesquisa, é provável que seja uma fraude. Os cibercriminosos podem usar essas informações para alterar sua senha, usar seu endereço de e-mail e acessar a sua conta bancária ou fraudar seus amigos e parceiros de negócios.

Perder uma chamada de um chamador fraudulento que faz o telefone tocar e desligar e o induz a ligar de volta. Em uma variante do golpe, os usuários de computador recebem uma janela pop-up na tela indicando que o computador foi comprometido ou infectado por um vírus e dizendo a eles para discarem um número gratuito para obter ajuda.

Em outra variante, as pessoas recebem uma ligação de um fraudador que diz que seus computadores têm um problema sério e se oferece para ajudá-los a consertá-lo. Outro golpe envolve ligações de alguém que finge trabalhar para a Microsoft, uma empresa bem conhecida, indicando que olhou para o seu computador e notou que um software perigoso apareceu.

O spoofing de e-mail é uma variante dos golpes normais de phishing de e-mail. Os golpistas estão falsificando um e-mail com aparência oficial que usa o mesmo design de logotipo da empresa real.

O que fazer se você tiver caído em um golpe na internet?

Se você acredita que foi fraudado, altere sua senha, exclua qualquer software malicioso baixado e, se necessário, entre em contato com a administradora do cartão de crédito. Os fraudadores podem usar suas informações e imagens para criar uma identidade falsa e direcioná-lo para um golpe.

Se você perdeu dinheiro ou outros bens em um golpe, denuncie à polícia local. Denuncie sites fraudulentos, e-mails, malware e outros golpes da Internet. Aja rapidamente se você acredita que foi vítima de um golpe online. Informe os golpes que acontecem online ao sistema de pagamento do vendedor ou ao departamento de fraude da empresa. Você também pode denunciar um golpe a outra organização ou governo.

Um dos grupos de pessoas com maior probabilidade de ser vítima de golpes é aquele que está constantemente exposto a eles. Quer se trate de um golpe de e-mail ou de mídia social, há uma certeza absoluta quando se trata de identificá-lo antes que ele chegue até você.

Uma das melhores maneiras de evitar golpes por e-mail é excluir e-mails indesejados. Quando se trata de contato não solicitado com pessoas ou empresas, seja por telefone, correio, e-mail, pessoalmente ou através de uma rede social, você deve considerar a possibilidade de que a abordagem seja uma farsa. Qualquer pessoa que lhe pedir para transferir ou enviar dinheiro tenha certeza de que é um golpe.

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91