Saiba como contratar carro por assinatura

0
Share

O serviço de carro por assinatura trouxe uma nova lógica de consumo para o mercado automotivo. Esse serviço traz comodidade para quem quer aproveitar as vantagens do zero quilômetro sem a dor de cabeça de possuir um veículo, como pagamento de burocracia, manutenção, depreciação e posterior venda. Por outro lado, os métodos de aluguel exigem que os motoristas aceitem o conceito de uso em vez de propriedade.

O que é o modelo de carro por assinatura?

Carro por assinatura é uma forma de aluguel. Os consumidores têm a garantia de usar o carro novo dentro de um determinado período de tempo – geralmente de 12 a 36 meses. Além do uso do veículo, o pacote mensal de serviços inclui: impostos e taxas (IPVA, seguro DPVAT, licenciamentos, etc.), seguro do automóvel e a manutenção preventiva.
Como não é uma compra, o consumidor não precisa arcar com a depreciação do veículo ou com a entrada de um financiamento.
A desvantagem do carro por assinatura é que, ao final do contrato, não há carro na garagem do consumidor. Os motoristas que dirigem com frequência também precisam prestar atenção, isso porque os planos têm restrições de quilometragem.

Como funciona a modalidade?

Para contratar um carro por assinatura, o motorista deve analisar suas necessidades, escolher a categoria de veículo que mais lhe convém e orçar as taxas cobradas por empresas confiáveis.

Selecionados o modelo e a empresa, basta entrar em contato e analisar os detalhes do contrato. Nesta fase, é importante verificar as proteções incluídas no seguro prestado e a duração do contrato.

A maioria das empresas exige que os clientes tenham pelo menos 21 anos de idade, possuam um cartão de crédito em nome do locatário e obtenham a aprovação da política de crédito da empresa de locação.

Após a assinatura do documento, o cliente define a data, hora e como deseja a entrega zero do carro. Enquanto espera pelo novo carro, o motorista pode escolher um veículo temporário da mesma categoria.

As empresas de carros por assinatura geralmente fornecem aplicativos que permitem o gerenciamento da manutenção, quilometragem, consumo, multas e medições de velocidade alcançada.

Contratar carro por assinatura vale a pena?

Para alguns motoristas, este formato pode ser mais vantajoso do que comprar um veículo. Mas, para analisar com precisão sua situação, calcule a quantidade de dinheiro gasta em seu carro a cada mês e compare com a parcela da assinatura do carro.

Lembre-se, ao realizar as operações matemáticas, de considerar:
depreciação;
seguro;
IPVA;
documentação inicial,
manutenção.

Há vantagens e desvantagens intangíveis associados ao serviço, como não ter que se preocupar com burocracias e o sentimento de apego. Acontece que cada usuário deve medir a relevância desta modalidade.

Leia mais….

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91