FGTS para comprar imóveis, veja como funciona?

0
Share

O financiamento de imóveis com o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma alternativa muito popular aos trabalhadores com carteira assinada que desejam se desfazer do aluguel e conquistar sua tão esperada moradia.

No entanto, sacar o FGTS pode não ser nada fácil. Os trabalhadores precisam atender a vários pré-requisitos. Confira a seguir as principais perguntas e respostas sobre como utilizar o FGTS para comprar ou financiar imóveis.

O que é FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço equivale a 8% do salário bruto e é pago pela empresa a cada funcionário todos os meses. Esse valor é depositado automaticamente na Caixa Econômica Federal por meio de conta aberta através do contrato de trabalho.

ACESSE O LINK

Quem pode ter direito ao FGTS?

O FGTS é direito de todo trabalhador brasileiro com carteira de trabalho assinada. Além disso, os seguintes trabalhadores também têm direito aos recursos do fundo:

Domésticos;
Rurais;
Temporários;
Intermitentes;
Avulsos,
Atletas profissionais.

Como consultar o saldo do FGTS?

Você pode consultar o saldo do seu FGTS de várias formas:

Aplicativo FGTS Trabalhador

Por meio do App FGTS Trabalhador, você pode consultar o saldo de sua conta, assim como todos os depósitos já realizados, atualizar seu endereço e encontrar o posto de atendimento mais próximo. Basta usar seu smartphone. O aplicativo está disponível para Android e IoS.

Site da Caixa
Você também pode usar seu login e senha para verificar seu saldo do FGTS e outras informações no site para consultas.

Quando usar o FGTS para comprar um imóvel?

Desde o aumento do teto em janeiro de 2019, esse valor pode ser utilizado para financiamentos no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), para a negociação de imóveis no valor de R$1,5 milhão em qualquer estado do país. O SFH é o principal programa de financiamento habitacional do país, regulado pelo governo federal.

Você pode usar o FGTS para comprar imóveis de três maneiras:

1. Compra ou construção de propriedade residencial
O saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço pode ser usado para comprar imóveis residenciais concluídos ou em construção. Este valor é aplicável no momento da assinatura do contrato, como entrada do financiamento, como parte do pagamento, ou ainda como o valor total do imóvel desejado.

É importante observar que o imóvel deve estar localizado na mesma cidade ou nas cidades vizinhas ou na mesma região metropolitana onde você trabalha ou que comprove residência há mais de um ano.

2. Liquidação ou amortização do débito
Nos contratos de financiamento firmados no Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o FGTS pode ser utilizado para quitar parte ou a totalidade de seus débitos.

3. Pagamento das Parcelas
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço também pode ser utilizado em até 80% do valor das prestações do financiamento, por até 12 meses consecutivos. Desde que o contrato esteja firmado no Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Em que condições o imóvel deve estar para receber o financiamento?

Deve ser uma residência na cidade;
As propriedades podem ser novas ou usadas;
Não pode haver pendências por dívidas na matrícula do vendedor;
O custo pode chegar a 1,5 milhão de reais (aplicável a todo o país);
O atual proprietário do imóvel não pode ter dívidas ou ter seu nome no cadastro de órgãos de proteção de crédito,
Não pode ser adquirido por FGTS nos últimos três anos.

Quais documentos eu preciso ter para sacar o FGTS?

Carteira de trabalho;
Comprovante de residência;
Certidão de nascimento ou certidão de casamento;
RG e CPF,
IPTU da propriedade a ser adquirida

Como é feito o saque do FGTS?

O trabalhador que quiser usar o FGTS para comprar um imóvel deve solicitar ao agente financeiro, que avisará a Caixa. Uma vez autorizado, o dinheiro irá diretamente para a conta do vendedor. Ou seja, é transferido diretamente para o vendedor e não fica por conta do trabalhador.

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91