Saiba o que consultar antes de pedir um empréstimo pessoal

0
Share

Às vezes, um pouco de dinheiro extra é necessário em tempos difíceis. Imprevistos podem ocorrer, levando a desequilíbrios orçamentários. Quando isso acontece, geralmente recorremos ao parcelamento das faturas do cartão de crédito ou a um empréstimo pessoal. O que muitas pessoas não sabem é que as taxas de juros dos cartões de crédito e do cheque especial são geralmente muito mais altas do que as taxas de juros de um empréstimo.

O empréstimo pessoal pode ser uma opção para você sair do sufoco, atingir seus objetivos e realizar seus sonhos. Mas para que tudo corra bem, você precisa escolher a linha de crédito que melhor se adapta ao seu bolso e perfil.

O que é um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é um produto financeiro fornecido por bancos e financeiras para conceder empréstimos a tomadores (requerentes) sem ter que provar a sua finalidade. É um contrato de crédito entre um cliente e uma instituição financeira. O cliente recebe o valor e os juros previamente acordados. O valor deve ser devolvido através do contrato assinado dentro do prazo especificado.

Para quem precisa de dinheiro, o empréstimo pessoal é a solução mais prática. Na maioria das vezes, é utilizado para resolver emergências, sanar dívidas, se livrar do rotativo do cartão de crédito ou do cheque especial.

No momento em que você solicitar um empréstimo pessoal, será realizada uma análise de crédito. A análise de crédito determinará respostas positivas ou negativas. Assim que seu pedido for aprovado, você receberá o valor total. O parcelamento deve ser pago mensalmente conforme acordado em contrato.

Quem pode solicitar empréstimo pessoal?

Para solicitar um empréstimo pessoal, você deve ter no mínimo 18 anos e ter um CPF válido. Além disso, deverá ser apresentada a carteira de identidade (RG) dentro do prazo de validade, sendo 10 anos a partir da data de emissão.

Comprovantes de renda e de residência também podem ser exigidos. Consulte a lista de documentos que você precisa preparar para a solicitação de um empréstimo pessoal.

Como solicitar um empréstimo pessoal?

Para solicitar um empréstimo pessoal, você pode ir a vários bancos e financeiras para fazer o pedido de empréstimo pessoalmente ou pode solicitar um empréstimo pessoal online.

A principal vantagem do empréstimo pessoal online é que você pode solicitar pela Internet a qualquer hora e em qualquer lugar.

Escolha uma instituição financeira

Converse com o gerente do seu banco para saber quais as taxas são cobradas além das ferramentas de pagamento. Mas não se limite apenas ao seu banco. Outras instituições financeiras também oferecem empréstimos pessoais, às vezes até mais baratos. A simulação pode ser feita via Internet.
É sempre importante entender as altas taxas de juros! Portanto, tente encontrar o custo efetivo total (CET) da dívida, que mostra todas as taxas (incluindo seguros e impostos) que devem ser pagas nesta transação.

Empréstimo pessoal aprovado: o que fazer

Se o seu empréstimo pessoal for aprovado após a análise de crédito, você deve seguir os passos exigidos pelo seu banco ou financeira. Geralmente, após a aprovação do seu pedido, você deverá assinar um contrato.

O arquivo deve conter todas as informações sobre o serviço. Em alguns casos, financeiras e shoppings de crédito online forneceram assinaturas digitais para contratos.

Entenda o Contrato

Para evitar problemas no futuro, leia todas as informações do contrato de empréstimo pessoal. Se você não entender algum dos termos, não assine.
Em primeiro lugar, procure respostas para todas as suas dúvidas, pois ao assinar o contrato, você concorda com todas as condições descritas no documento.

Pague as prestações dentro do prazo

Pagar o parcelamento do seu empréstimo pessoal em dia é mais do que o simples cumprimento da assinatura do contrato. Com isso, você também será considerado um “bom pagador” por todo o sistema financeiro. Em contrapartida, terá mais chances de obter créditos, como empréstimos, financiamentos (como automóveis e eletrodomésticos), cartões de crédito e até comprar sua própria casa.

Tudo sobre educação clique AQUI

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91