Vai negociar um veículo ? Saiba como funciona a tabela Fipe

0
Share

Quem já comprou ou pretende comprar um carro provavelmente já ouviu falar da Tabela Fipe. No entanto, embora o nome já seja conhecido, algumas pessoas ainda não sabem o que é e como funciona.

A Fipe é uma importante ferramenta envolvida na compra e venda de veículos. Por isso, um entendimento profundo desse tópico ajuda a entender a base da negociação de preços de automóveis.

O que é a tabela Fipe?

A tabela Fipe é uma ferramenta acadêmica utilizada como referência para definir o preço de mercado de carros novos e usados ​​a cada mês. Foi criada em 1973 pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

A tabela tem as seguintes funções:
• Definir o valor de carros novos e usados ​​no mercado automotivo;
• Auxiliar na definição de valores tributários, como IPVA;
• Determinar o valor apropriado para fins de compensação de seguro de veículos.

Como você pode ver, até certo ponto, é interessante consultar a tabela da Fipe em todas as etapas envolvidas na transação do carro. Afinal, é útil desde o momento em que você pensa em comprar um veículo até a sua revenda.

A construção da Fipe

A tabela Fipe é baseada na coleta do valor de veículos como automóveis, motocicletas e caminhões novos e usados no mercado nacional. Serve como referência para que compradores e vendedores se posicionem em termos de valores.

Porém, é preciso ressaltar que muitos são os fatores que afetam o valor de um carro, e não se pode considerar apenas a tabela da Fipe na hora de comprar e vender. Portanto, preste atenção ao fazer negócios!

Como consultar a Fipe?

A tabela Fipe afeta a formação do preço no mercado de automóveis. Como o valor é atualizado mensalmente, caso pretenda adquirir algum veículo, certifique-se de verificar o valor com atenção todo mês.

Por exemplo, se você deseja vender ou comprar um carro, mas verificou apenas o valor do mês anterior, lembre-se que o risco de um valor desatualizado é uma grande probabilidade. Por isso é importante consultar sempre a tabela no mês em que a transação está prestes a fechar.

Vale ressaltar que a tabela considera o valor de todos os estados brasileiros. Outro fato a ser mencionado é que a FIPE não é um requisito obrigatório para as transações. Nenhuma lei determina seu uso, ou seja, trata-se apenas de um estudo que pode ou não ser levado em consideração.

Para acessar a tabela da Fipe, você deve ir ao site oficial do Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Nele, os interessados ​​podem consultar o preço médio do veículo que deseja, bastando preencher alguns campos, tais como: marca, modelo, ano de fabricação e outros itens.

Aviso Importante: o Site IDASRJ não retém nem uma informação pessoal ou dados financeiros de seus doadores, portanto fique tranquilo para realizar sua doação de forma segura
CNPJ: 0.465.055/0001-91